origem

terça-feira, julho 21, 2009

Luanda.... e as suas gentes.


Nos arredores de Luanda vivem um sem numero de pessoas que, para fugirem a uma guerra penosa ou para procurarem melhores condições de vida, se foram aglumerando á volta do centro da cidade e de uma maneira geral foram ficando até aos dias de hoje. Vivem, a maior parte delas, em condições quase desumanas e sem os mais elementares produtos para uma sobrevivencia que se queria no minimo normal. São aos milhares de barracas e barrancos e tendas e tantas outras coisas que fazem parte destes "mussekes" que por vezes, quando neles entramos temos a sensação de estarmos num mundo á parte, aonde a pobreza e falta de meios (água,luz, saniamento..enfim) se mistura com a alegria de viver que toda esta gente tem. São muitos os momentos de surpresa que encontarmos depois de aqui entrarmos.... as pessoas riem, cantam, dançam e acima de tudo parecem mais felizes do que os seus irmãos do centro da cidade, esses sim com preocupações bem diferentes... trânsito com engarrafamentos de horas, apanhar taxi, chegar aqui ou ali...outra maneira de se ser triste. Nos mussekes a tristesa na maioria das vezes chega quando muita desta gente chega em casa e repara que não tem nada que dar aos filhos ou a eles peóprios para fazer uma refeição. A minha leitura de vida não de forma alguma a mais certa ou correta, mas é minha... e como tal, de cada vez que passo por um sitio destes o meu coração palpita de alegria como se "eu" fizesse parte do mundo deles.... quem me dera!


0 comentários:

SOBRE MIM...

A minha foto
Praia da Vitoria, Terceira-Açores, Portugal
Por Terras de Angola... passado o Equador e quase no fim do Mundo, penso em vocês..!!

A BELEZA DE ANGOLA...e dos...AÇORES...!

A BELEZA DE ANGOLA...e dos...AÇORES...!
A minha vizinhança ao pôr do sol..! Panguila

/*\______ SÃO EXATAMENTE ______/*\


. . . . . . . . . . . Translate . . . . . . . . . . .


English French German Spain Italian Dutch Russian

 

Original idea by Amanda @ Blogger Buster

re-touched by Paulo Santos @ AçoresAngola